FESTIVAL
ARTE NA USINA

MOENDO
ARTE

Realizado anualmente desde 2015, festival funciona como um catalisador dos projetos desenvolvidos pela Usina de Arte ao longo do ano

O festival Arte na Usina é uma celebração coletiva do caráter livre e transformador da arte e do espírito criativo. Um encontro anual para difundir e multiplicar as atividades desenvolvidas pela Usina de Arte, fomentando inovações culturais, econômicas e ambientais na Zona da Mata Sul pernambucana.

O evento é promovido em parceria com o festival Arte Serrinha (São Paulo) e aborda a arte contemporânea a partir de suas mais diversas vertentes, sempre considerando a sustentabilidade socioambiental. A curadoria é do artista José Rufino (conselheiro da Associação Jacuípe e curador artístico da Usina de Arte) e do artista e produtor Fábio Delduque (idealizador e curador do Arte Serrinha).

Realizado anualmente, o festival promove uma imersão nas reflexões e perspectivas desenhadas pela Usina de Arte, provocando rupturas no pensar e no agir que reverberam ao longo de todo o ano. Mobilizados e treinados para receber os visitantes, parte dos moradores de Santa Terezinha passam a explorar seu potencial empreendedor, enquanto outros descobrem, na arte, uma vocação e uma profissão.

O QUE VEM POR AÍ

ARTE NA USINA 2018

Artes visuais, música, cinema, teatro e literatura. Confira a programação completa do festival Arte na Usina - Safra 2018.

SAIBA MAIS

SAFRAS ANTERIORES

Da primeira edição à atual, o festival Arte na Usina expandiu seu olhar e seu alcance. Mas a essência se mantém: apostar na pluralidade e na democratização cultural, no encontro de ideias e na construção colaborativa de novas experiências e perspectivas de vida.

SAFRA 2017

A Safra 2017 do festival Arte na Usina foi realizada entre os dias 17 e 25 de novembro, com o tema "A arte resiste e transforma". Na programação, oficinas, shows, debates e mostras, reunindo artistas pernambucanos e de outras partes do país.

Chico César, Maciel Melo e Otto estavam entre as atrações musicais. Para ministrar as oficinas, foram convidados os fotógrafos Gal Oppido e Vládia Lima, o músico Henrique Albino, a cineasta Tuca Siqueira, o ator e diretor Guilherme Leme, os artistas visuais Bruno Faria, Daniel Acosta, João Lin, Márcio Almeida e José Spaniol, além do ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes

Acesse a página do Arte na Usina - Safra 2017 para conferir a programação completa.

SAFRA 2016

Em seu segundo ano, o festival expandiu suas fronteiras e passou a receber participantes de outras localidades, além da comunidade de Santa Terezinha. Foram 10 dias de evento, incluindo shows, performances, exibição de filmes, exposições, palestras e oficinas. Entre os artistas, nomes da primeira edição, a exemplo do estilista Ronaldo Fraga (foto), e novos convidados, como os artistas plásticos Hugo França, Laura Vinci e Leda Catunda, a fotógrafa Camila Leão, os músicos Siba e Silvério Pessoa, as bandas Sagrama e Bandavoou, o músico e dançarino Helder Vasconcelos e o artista visual João Lin. Ao atrair pessoas de outras cidades, o evento estimulou os moradores de Santa Terezinha a oferecer serviços como alimentação e hospedagem, aquecendo a economia local.

SAFRA 2015

Em sua primeira edição, o festival Arte na Usina foi voltado para os moradores da vila Santa Terezinha e seu entorno, particularmente estudantes e professores. Vinte artistas passaram uma semana no local, respirando, produzindo e ensinando arte. O evento culminou com a apresentação dos trabalhos criados nessa temporada de imersão artística. Entre os participantes, estavam o pianista Benjamin Taubkin (foto), o escritor e curador de fotografia Diógenes Moura, a bailarina e coreógrafa Lu Brites, o estilista Ronaldo Fraga, o cineasta Beto Brant, o fotógrafo Luiz Braga, a chef Neka Menna Barreto, o poeta e músico Adiel Luna e os artistas plásticos Marcelo Silveira, Beth da Matta, Márcio Almeida e Daniel de Lima Santiago.

INSTAGRAM
@USINADEARTE

WordPress Image Lightbox