CURSOS E EVENTOS

CADA UM PODE SER
SUA PRÓPRIA USINA

Esse é o fio condutor dos programas de formação em arte e empreendedorismo desenvolvidos pela Usina de Arte

Por meio de uma agenda regular de cursos e eventos, oferecidos ao longo de todo o ano, a Usina de Arte procura estreitar a relação entre a comunidade local e o universo das artes, tanto no campo da experiência como da capacitação.

São programas de curta e longa duração, que estimulam a descoberta e o desenvolvimento da vocação artística, fortalecendo a autoestima e abrindo novas possibilidades de trabalho e renda.

Também são oferecidos treinamentos na área de empreendedorismo, estimulando e preparando a população para explorar setores como alimentação e hospedagem – aquecidos após a implantação da Usina de Arte na região.

Paralelamente, há uma calendário cultural diversificado, incluindo concertos, shows e exposições, tanto de artistas da terra como de outros estados e países. O repertório artístico se alarga e incorpora uma inédita contaminação de linguagens, referências e saberes, fluidificando as fronteiras entre local e global, erudito e popular, artista e público.

Conheça os projetos em  andamento. Todas as atividades são gratuitas.

Escola de Música

Instalada na antiga residência do químico da Usina Santa Terezinha, a Escola de Música oferece aulas teóricas e práticas para 67 alunos. A primeira turma foi formada em 2016 e se dedica a viola clássica, violão, violino, violoncelo e flauta transversa. A partir de uma parceria com o Conservatório Pernambuco de Música, foi possível incluir novos instrumentos no programa e criar uma segunda turma, com formação em saxofone, saxofone alto, saxofone tenor, trombone, clarinete e tuba. Os alunos têm entre 9 e 16 anos, faixa etária com alta vulnerabilidade social. A proposta é oferecer a esses jovens uma oportunidade de construir uma carreira profissional na música e, num futuro próximo, formar a Orquestra Sinfônica da Usina de Arte.

 

Oficinas

Treinamentos intensivos e práticos despertam a população para talentos inexplorados e novas perspectivas de trabalho, tanto no universo artístico como em outros segmentos. Entre os profissionais que já participaram do programa estão o cineasta Torquato Joel (com minicurso sobre Noções da Linguagem do Cinema), os músicos da Banda de Pífanos Zé do Estado e da banda Fim de Feira (com aulas de percussão e pífano), o artista plástico Raoni Assis (com oficina sobre grafitagem) e a chef Cecília Montenegro (com treinamento em panificação).

 

Eventos culturais

Espetáculos geralmente restritos às grandes cidades agora chegam à comunidade de Santa Terezinha, trazendo obras e profissionais de outros estados e países. Por outro lado, resgatam-se tradições regionais e valorizam-se artistas locais. Entre as atrações culturais já apresentadas pela Usina de Arte estão o Auner Quartett, quarteto de cordas austríaco, e o Quarteto Encore, orquestra de câmara pernambucana. Cinema e teatro também tiveram vez, com a realização da Mostra Cinema na Estrada, exibindo curtas metragens de cineastas pernambucanos, e da Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga, reunindo os grupos Mamulengos Sem Fronteiras, Mamulengo Fuzuê e Mamulengo Presepada.

 

Apoio ao empreendedorismo

A Usina de Arte atua diretamente no apoio a novos empreendedores, analisando seus planos de negócio e oferecendo consultoria técnica e imobiliária, bem como apoio financeiro direto para implantação do negócio.

 

Qualificação e estímulo ao empreendedorismo

Por meio de uma convênio firmado entre a Usina de Arte e o Sebrae-PE, deu-se início ao projeto Ecossistema de Negócios Sociais da Mata Sul. Desde 2017, vêm sendo ministrados cursos sobre temas diversos ligados ao empreendedorismo de impacto social, já tendo sido ofertadas mais de 500 vagas.

INSTAGRAM
@USINADEARTE

WordPress Image Lightbox