Blog/

Veias Experiência realiza workshop itinerante na Usina de Arte

Compartilhar:

02.07.2019


Quando decidiram realizar a 6ª edição do Workshop Itinerante de Fotografia (23 a 28 de junho), o pessoal do Veias Experiência estava em busca de um lugar que fosse espelho da alma para levarem seus alunos a terem, efetivamente, uma experiência de vida e de fotografia; um lugar onde eles se encontrassem consigo mesmos e, consequentemente, com suas próprias imagens. E o espaço escolhido foi a Usina de Arte porque, segundo esses caçadores de histórias, lá é especial. “Participamos do Festival Arte na Usina dando aula de fotografia para crianças e nos apaixonamos pelo lugar, pelo projeto e a gente achou que tinha tudo a ver com fotografia documental e que seria uma experiência incrível para as pessoas”, relata Carol Pires, coordenadora desta última edição.

Os paulistas criadores do Veias Experiência Renato D’Paula, Rafael Karelisky e André Martins monitoraram os 10 alunos que participaram do workshop, escolhendo a “missão” de cada um de acordo com o perfil, a história e a dificuldade que eles relataram no primeiro dia. Forçando limites, bagunçando a zona de conforto e levando os participantes a se desafiarem até chegarem num resultado surpreendente. É pra ser um desafio, então se eles percebem que determinada pessoa tem, por exemplo, dificuldade em se conectar com desconhecidos, possivelmente sua missão será fazer retratos das pessoas da cidade.

(Foto: Vinicius Terror)
(Foto: Vinicius Terror)

Para eles, a Usina tem um cenário de arte, de cores, de pessoas que pensam e se colocam no mundo de forma inteira e muito acolhedora. Eles relatam que no domingo uma senhora perguntou para uma das fotógrafas se ela não iria dormir com ela e que, no último dia, ao entregar para as pessoas fotografadas um livro contendo as imagens feitas, outra senhora inicialmente bastante resistente chorou ao receber seu material. “Isso, pra gente, vale tudo. É uma experiência de vida, de troca, não só do fotógrafo e de quem foi fotografado, mas dos colegas como um todo, um com o outro. E eu não conheço outro lugar que reflita mais isso do que a Usina, um lugar onde abriga um Festival de Arte, um lugar que se importa com sua população, a natureza, o planeta e a arte”, relata encantada Carol.

VEIAS EXPERIÊNCIA – O Veias Experiência acontece em duas edições por ano, no inverno e verão. Rafael e Renato são fotógrafos documentais premiados. Renato tem livro publicado, intitulado A Essência da Família – A beleza e o caos através da fotografia documental e Rafael é o único tricampeão do melhor álbum de casamento do Brasil. Ambos palestram, dão cursos e mentorias. André Martins é fotógrafo e responsável pela organização, escolha prévia das missões e reconhecimento do local. “O Veias está na Usina e a Usina está no Veias pra sempre na nossa história. Foi inesquecível”, registram.

(Foto: Vinicius Terror)

MAIS LIDAS

INSTAGRAM
@USINADEARTE

WordPress Image Lightbox