Blog/

Artesãos recebem apoio e participam da Fenearte

Compartilhar:

02.07.2019


Cumprindo com a sua missão de ser instrumento de renovação e impulsionamento de uma nova forma de ocupação ambiental, econômica e cultural no município de Água Preta | Pernambuco, a Usina de Arte está fomentando a ida de artesãos locais para aquela que é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 20ª FENEARTE. A feira acontece de 3 a 14 de julho, no Centro de convenções de Pernambuco, e os artesãos estarão no stand 407, na Ala das Associações.

A Usina está incentivando a retomada do artesanato local e, para isso, contratou o serviço de Consultoria Criativa de Clarissa Galvão, que atua com os artesãos de Água Preta desde fevereiro desse ano, pesquisando referências que poderiam servir de inspiração para deixar os produtos mais atrativos. A consultoria acompanhou de perto todo o processo de desenvolvimento das peças e conduziu os artistas em visitas ao Centro de Artesanato, Cais do Sertão e Casa da Cultura.

Já são mais de 10 artistas confirmados entre pintores, artesãos, escultores, bordadeiras e designers. (Foto: Ivson Santo)

Os artesãos também receberam apoio logístico para participação no evento. A Usina de Arte alugou e vai fazer a montagem de um stand na feira, contratou a arquiteta Ana Maria Pedrosa para projetar o espaço de acordo com os produtos e está dando suporte mercadológico através de uma equipe de vendas, formada por pessoas da própria região, além de providenciar algumas embalagens e cartões de visita para os artistas. Segundo a direção da Usina, a ideia é que, a cada edição, o grupo fique mais autônomo e possa, com as vendas de seus trabalhos, arcar com todos os custos envolvidos na participação de um evento desse porte. “Esse é mais um passo que damos num movimento de sustentabilidade da região, para que seja redesenhada uma nova perspectiva de futuro para esses artesãos, através da potência plural e transformadora da arte. Estamos investindo em uma nova realidade”, destaca Bruna Pessoa de Queiroz, fundadora e presidente do projeto.

(Foto: Ivson Santo)
(Foto: Ivson Santo)
(Foto: Ivson Santo)

 

São mais de 10 artistas confirmados entre pintores, artesãos, escultores, bordadeiras e designers, trabalhando em diversos tipos de materiais reciclados, metais, madeira, azulejo, tecido, lanternagem, linha, pedras, paetês, miçangas, couro, palha, entre outros. Vale a pena ir dar uma olhada nos trabalhos que os artistas vão apresentar na Fenearte:

 

Pietra Laçarote e Dayanne Alves | Acessórios para crianças, tiaras, laços e pulseiras.

Nena Melo | Objetos e lanternagem.

Bau – Manoel Miguel | Peças de decoração em madeira, esculturas, gamelas, pé de mesa e lustre.

Flavia Carvalho | Crochê em acessórios como bolsas, chaveiros, colares e brincos, além de peças de vestuário.

Rafaela Santos | Biscuit, potes para temperos, topos de bolos, chaveiros e luminárias.

Jaqueline Deodato | Bordado com pedrarias, paetês e miçangas, além de cintos, bolsas, brincos, chokers e meias.

Lucia Maria | Bordados em peças para casa. passadeiras, jogos americanos, capas para bujões.

Damião Silva | pintura em telas.

Eduardo Lima | Bolsas e acessórios em palha de bananeira.

Aloizio | Caqueras em fibra de coco.

Abajur | Vidro reciclado, copos, xícaras, taças, castiçais e luminárias.

Lucinéia | Customizados com palha e chita.

São diversos tipos de materiais: reciclados, metais, madeira, azulejo, tecido, lanternagem, linha, pedras, paetês, miçangas, couro, palha, entre outros. (Foto: Ivson Santo)
A Usina está incentivando a retomada do artesanato local e, para isso, contratou o serviço de uma Consultoria Criativa que atua com os artesãos de Água Preta desde fevereiro desse ano. (Foto: Ivson Santo)

 

SERVIÇO:

20ª FENEARTE – Artesãos de Água Preta | PE

PERÍODO: de 3 a 14 de julho de 2019

LOCAL: no Centro de Convenções de Pernambuco

Stand 407, na Ala das Associações

MAIS LIDAS

INSTAGRAM
@USINADEARTE

WordPress Image Lightbox